RN tem terceiro pior crescimento em vendas no comércio varejista no país, diz IBGE

0
132

As vendas no comércio varejista no Rio Grande do Norte tiveram o terceiro pior crescimento em todo o Brasil no mês de maio. Os dados estão na Pesquisa Mensal de Serviços e de Comércios, que foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o relatório, o crescimento no RN foi de 5,7% em relação ao mês de abril, o anterior. O RN fica atrás apenas do Distrito Federal (3,9%) e do Pará (0,9%).

Segundo o IBGE, o comércio no Rio Grande do Norte reagiu às quedas nos meses anteriores, mas ficou abaixo da recuperação nacional, que foi de 13,9%. A soma do ano, no entanto, ainda apresenta retração em relação ao mesmo período de 2019: – 8,3%.

Já o volume de vendas do comércio varejista ampliado – que considera atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção – cresceu um pouco mais no RN: 10,7%. Ainda assim, ficou abaixo da média nacional, que foi de 19,6%.

Media por mês no RN — Foto: IBGE

Media por mês no RN — Foto: IBGE

No acumulado do ano, no entanto, esse número no RN é de queda: -11,4%. Já em comparação apenas com maio do ano passado, a perda é de 18,2%.

Acumulado do varejo — Foto: IBGE

Acumulado do varejo — Foto: IBGE

Setor de serviços também acumula perda

No Rio Grande do Norte, o setor de serviços acumulou perdas de 12,8% de janeiro a maio em comparação ao mesmo período de 2019. Essa é quinta maior queda no país, atrás do Rio Grande do Sul (-13,7%), Alagoas (-15%). Bahia (-15,3%) e Piauí (-15,6%). A média de retração no Brasil foi de 7,6%.

Queda no setor de serviços: RN teve a quinta maior retração — Foto: IBGE

Queda no setor de serviços: RN teve a quinta maior retração — Foto: IBGE

Se a comparação for feita com o mês de maio de 2019, a variação foi de – 28,9%, sendo a quarta maior do país, atrás de Pernambuco (-29,3%), Piauí (-29,3%), Ceará (-29,9%) e Alagoas (-34,8%). Nesse mesmo período, a média entre as unidades da federação também foi negativa: -19,5%.

RN teve quarta maior queda do país  — Foto: IBGE

RN teve quarta maior queda do país — Foto: IBGE

Em comparação com o mês de abril, a queda foi de 0,5%, o que representa estabilidade. A média nacional foi de – 0.9%.

Dados do setor de serviços — Foto: IBGE

Dados do setor de serviços — Foto: IBGE

Acumulado do setor de serviços — Foto: IBGE

Acumulado do setor de serviços — Foto: IBGE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui