RN implanta Central de Atendimento em saúde para atendimentos sobre coronavírus

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Entra em funcionamento a partir desta quinta-feira (26), em todo o Estado, uma Central de Atendimento que será disponibilizada para a população e para estabelecimentos empresariais, a fim de esclarecer dúvidas e prestar acolhimento psicológico sobre o novo coronavírus. A Central também receberá doações que colaborem no combate à pandemia.

A ação do Governo do RN é uma iniciativa conjunta das Secretarias da Administração (Sead); da Saúde Pública (Sesap); do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas); e das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), em parceria com a Interjato Soluções; o Instituto Bem-Te-Vi; a UFRN; a UnP e outras instituições de ensino, além de grupos voluntários formados por servidores públicos, psicólogos, professores e estudantes. Ao todo, são mais de 300 colaboradores envolvidos.

Para contatar a Central “Disque RN Coronavírus”, basta telefonar para o número 3190-0700. Inicialmente, o serviço estará disponível no horário das 7h às 23h, podendo ser alterado futuramente, conforme viabilidade.

O objetivo é proporcionar apoio à sociedade, que poderá tirar dúvidas e receber, por exemplo, orientações sobre autocuidados, modos de prevenção e identificação de sintomas, visando minimizar, em um primeiro momento, a necessidade de ir a uma unidade de saúde. Dessa forma, evita-se o contato com outros pacientes e, consequentemente, possibilidades de transmissão do vírus, caso algum deles já esteja com a doença Covid-19.

Outra finalidade da central é prestar atendimento de apoio psicológico. Durante a pandemia, com as pessoas ficando mais tempo em casa, estão mais suscetíveis a implicações emocionais de uma quarentena e de aspectos psicológicos do isolamento. Por isso, psicólogos voluntários farão atendimento.

Para a secretária da Administração, Virgínia Ferreira, a ideia é proporcionar auxílio àquelas pessoas que estão se sentido ansiosas, angustiadas, confinadas por se sentirem em risco, por serem idosas, vulneráveis, imunossuprimidas, ou não terem uma rede de suporte para ajudar a atravessar esse momento. “Os esclarecimentos e o apoio emocional serão realizados por uma equipe de pessoas qualificadas que vão ouvir e orientar a população”, afirma.

Guararapes fez primeira doação

O terceiro propósito da central é organizar uma grande unidade para acolher doações que possam ajudar a combater a pandemia, desde gêneros alimentícios, vestimentas até material de limpeza e higiene pessoal. Serão prestadas orientações quanto aos pontos de recolhimento desses itens e quanto sua distribuição para a população mais necessitada e entidades envolvidas com esse público.

Duas mil unidades de batas de tecido, por exemplo, foram doadas nesta quarta-feira, 25, pelo Grupo Guararapes para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), configurando-se na primeira doação recebida pela central. As peças serão distribuídas para as unidades hospitalares que estão recebendo suspeitos de contaminação pelo coronavírus (sars-cov-2) e são destinadas para uso de pacientes. O material está armazenado na Unicat (Unidade de Agentes Terapêuticos) para posterior distribuição.

A Central “Disque RN Coronavírus” representa também um esforço da professora Giovana Paiva, atualmente assessora técnica da Sead, que articulou junto aos grupos voluntários todos os segmentos dessa ação.

SERVIÇOS:

#1 Orientações e esclarecimentos sobre o coronavírus

Horário de atendimento: 7h às 23h

Coordenação: Larissa Araújo (Sesap) e Ângela Ferreira (UFRN)

#2 Acolhimento psicológico

Horário de atendimento: 8h às 23h

Coordenação: Ana Eloá (Sesap)

#3 Rede de doações voluntárias

Horário de atendimento: 8h às 23h

Coordenação: Joseane Bezerra (Sethas)

Assecom-RN

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