O RN é uma tragédia anunciada!

0
595

O estado de São Paulo, o epicentro do coronavírus no Brasil, começou hoje a abertura gradual do comercio. Shoppings, lojas de ruas etc. O Rio Grande do Norte, apesar do fechamento desde março, vai durar um pouco mais a flexibilizar as atividades econômicas, por uma combinação de fatores.

Primeiro a população que parece dar menos importância aos alertas e recomendações de isolamento social e quarentena, formando aglomerações nas calçadas, andando sem máscaras, bebendo cachaça nas esquinas e promovendo pancadões em bares.

Outro grave problema: A inércia do poder público que teve 3 meses para preparar o sistema de saúde, mas viu a onda crescente da doença sem fazer nada. Compra de respiradores que nunca chegaram, hospitais de campanha que nunca abriram, briga política por uso de cloroquina, atrasando todo o planejamento.

As secretarias de saúde não estão realizando testagem em massa da população para monitorar a proliferação da doença. Faltam testes até para profissionais de saúde que estão na linha de frente.

E para piorar, agora teremos a expectativa de conflito nas ruas de apoiadores e opositores do governo. Mais aglomerações num momento de pandemia. Era tudo o que não queríamos, uma guerra civil dentro de uma guerra contra um vírus mortal.

A combinação desses ingredientes está maltratando a economia do RN. Lojistas já não contam mais com a expectativa de flexibilização. Estão com portas fechadas e vão entregar as chaves dos imóveis porque não tem como suportar mais um mês fechado aguardando um pico que nunca vem.

Blog Ismael Sousa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui