De agosto a fevereiro, até sete competições vão encher calendário brasileiro; Mundial é incógnita

0
150

Em semana de definições – pelo menos no papel – de datas para competições estaduais, nacionais e sul-americanas, os clubes brasileiros tiveram a certeza de agenda cheia até fevereiro de 2021. O calendário do futebol deixou enorme ponto de interrogação sobre o Mundial de Clubes da Fifa, anteriormente previsto para dezembro de 2020, no Catar, e sobre a conclusão de diversos estaduais.

Com a confirmação do retorno da Libertadores no dia 15 de setembro e término previsto para o fim de janeiro de 2021, o Mundial ficou inviável para a data planejada. Somente em dezembro, há jogos marcados da Copa do Brasil (semifinais dias 23 e 30) e do Brasileiro de Série A (dias 6, 13, 20 e 27). Além de três meios de semana que devem ser ocupados pela Libertadores (dias 2, 9 e 16).

Novo calendário futebol brasileiro — Foto: Info Esporte

Novo calendário futebol brasileiro — Foto: Info Esporte

Na quinta-feira, a CBF anunciou que as Séries A, B e C do Brasileiro começarão no fim de semana de 8 e 9 de agosto. Isso inviabiliza a conclusão de diversos estaduais pelo país. O Paulistão, por exemplo, será retomado no dia 22 e só tem cinco datas até o início do torneio nacional. Mas faltam seis datas para o fim do torneio. O Mineiro, que volta no dia 26, precisa de seis datas, mas só tem quatro à disposição até o início do Brasileiro.

Os times nordestinos ainda têm a disputa da Copa do Nordeste, que terá sua parte final realizada toda na Bahia, entre 21 de julho e 4 de agosto. Algumas equipes pretendem utilizar times reservas nos estaduais, mas há torneios – como o Cearense, por exemplo – que já preveem a disputa da fase final durante o Brasileirão, em datas a serem definidas.

Novo calendário:

Brasileiro Série A – 9 de agosto a 24 de fevereiro
Brasileiro Série B – 8 de agosto a 30 de janeiro
Brasileiro Série C – 9 de agosto a 31 de janeiro
Brasileiro Série D – 6 de setembro a 7 de fevereiro
Libertadores – 15 de setembro a janeiro
Sul-Americana – 27 de outubro a janeiro
Copa do Nordeste – 21 de julho a 4 de agosto
Interrogações – Mundial de Clubes e conclusão de diversos estaduais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui