O que é Credor fiduciário? Entenda suas responsabilidades

O credor fiduciário desempenha um papel fundamental no mundo das finanças e contratos comerciais, fornecendo uma estrutura de segurança para as transações financeiras. Em sua essência, um credor fiduciário é uma entidade ou pessoa que detém um interesse de segurança …

Direito a Seguro-desemprego: Como funciona? Quem pode receber?

O seguro-desemprego é uns dos benefícios da Seguridade Social, implementado após a Constituição de 1988, custeado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) que, por sua vez, possui como recurso principal as contribuições ao PIS/PASEP. Ele foi criado com o …

O que é Documento apócrifo? Veja como poder Interferir no processo

A questão dos Documentos apócrifos no âmbito do direito é de extrema importância, pois envolve a validade e autenticidade dos registros utilizados como evidências em processos legais, sendo aqueles que levantam dúvidas quanto à sua origem, integridade ou autenticidade, podendo …

O que é Proponente?

No Direito, a palavra proponente é muito utilizada na área de direito contratual e eleitoral, mas você sabe o que realmente significa proponente? Pois bem, proponente significa nada mais do que aquele que propõe algo. O que é proponente em …

Integridade moral: Como funciona para o Direito?

A integridade moral no direito é um princípio essencial que sustenta a legitimidade e a eficácia do sistema legal. Em sua essência, se referindo à adesão estrita a valores éticos e à aplicação imparcial da lei, independentemente de pressões externas …

O que é Credor Putativo?

Um credor putativo é uma figura legal que surge quando uma pessoa ou entidade acredita, de boa-fé, que possui direitos legítimos para cobrar uma dívida, embora essa crença seja baseada em um equívoco ou erro. O conceito de credor putativo …

Direito Consuetudinário: Veja o que é e mais

O Direito consuetudinário é um sistema jurídico que se desenvolve a partir de práticas e costumes tradicionais de uma comunidade ao longo do tempo. Diferente do direito positivo, que é codificado em leis escritas, o Dreito consuetudinário emerge de maneira …

Empregada doméstica tem direito ao PIS?

Todo ano é divulgado o calendário do recebimento do abono salarial referente ao PIS e junto com isso surgem as dúvidas como o que é o PIS? Qual a diferença entre PIS e PASEP? Quem tem direito? A empregada doméstica …

Direitos Políticos: Entenda sua Importância e aplicação

Os Direitos políticos constituem a base essencial de uma sociedade democrática, proporcionando aos cidadãos os meios necessários para participar ativamente no processo político e influenciar as decisões que afetam suas vidas. Siga entendendo sobre: Qual importância dos Direitos políticos? Esses …