Uribe e Lincoln disputam vaga perto do fim da era Guerrero; Dourado corre por fora

91

Dia 3 de novembro. A Comissão Disciplinar da Fifa comunica a Federação Peruana de Futebol que Paolo Guerrero estava suspenso provisoriamente por 30 dias. Caiu no doping em partida no início de outubro pela seleção nacional contra a Argentina. Dali em diante a relação entre Flamengo e Guerrero nunca mais seria a mesma.

Uribe domina a bola contra o Botafogo: colombiano está em processo de adaptação pelo Flamengo  (Foto: Alexandre Durão/GloboEsporte.com)

Uribe domina a bola contra o Botafogo: colombiano está em processo de adaptação pelo Flamengo (Foto: Alexandre Durão/GloboEsporte.com)

O jogador peruano tem mais cinco dias de contrato com o Flamengo.Na quarta-feira, a presença do peruano em campo contra o Cruzeiro pela Libertadores é uma incógnita. Até o fim da semana não havia sinal de novo acordo – e apenas uma reviravolta inesperada podem mudar o rumo do fim da relação de três anos do peruano na Gávea. O clube e o atleta não encontraram meio termo entre período de novo contrato e acerto financeiro.

Sem Guerrero no páreo, Mauricio Barbieri vai atrás do melhor substituto ao jogador. Tem dois jogadores experientes contratados em 2018 – o colombiano Uribe (seis jogos e um gol pelo Flamengo), Henrique Dourado, contratado por R$ 15,7 milhões em janeiro, com 28 jogos e nove gols em partidas oficiais, além da jovem promessa Lincoln (em 2018, 13 partidas e dois gols).

A melhor média de gol por minuto em campo é de Lincoln, de 17 anos. Nesta temporada, foram apenas 341 minutos dentro das quatro linhas, com dois gols marcados – a primeira delas no Carioca. O outro gol foi na Arena do Grêmio, na Copa do Brasil.

Lincoln tem características diferentes dos outros concorrentes: jogo mais rasteiro e de maior mobilidade (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Lincoln tem características diferentes dos outros concorrentes: jogo mais rasteiro e de maior mobilidade (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Barbieri destacou a entrada de Lincoln, na derrota para o Grêmio, pelo Brasileiro, como fator positivo isolado da partida em Porto Alegre.

– De positivo nesta partida acho que tivemos o Lincoln qye entrou bem. Conseguiu segurar a bola, girar, chutar para o gol – comentou o treinador na coletiva após o jogo de Porto Alegre.

Números na temporada

Temporada no Fla Uribe Lincoln Dourado
Idade 30 17 28
Altura 1,80m 1,75m 1,86m
Pé preferencial Canhoto Destro Canhoto
Jogos / Titular 6 / 4 13 / 3 28 / 26
Gols 1 2 9
Assistência 1 0 0
Minutos em campo 397 341 1982

Dourado perdeu espaço. Ele não é titular pelo Flamengo desde a partida contra o Paraná, dia 11 de junho. O centroavante tem a melhor média de gol por partida (0,32 contra 0,15 de Lincoln e 0,16 de Uribe). Neste ano pelo Fla, o “Ceifador” foi titular em 26 das 28 participações na temporada com a camisa do Flamengo. Uribe atuou como titular em quatro das seis partidas – duas delas, porém, atuando como atacante de lado de campo. Enquanto Lincoln atuou de início em apenas três das 13 partidas que jogou.

Henrique Dourado não é titular pelo Flamengo desde a partida contra o Paraná, dia 11 de junho (Foto: Futura Press)

Henrique Dourado não é titular pelo Flamengo desde a partida contra o Paraná, dia 11 de junho (Foto: Futura Press)

As estatísticas no Brasileiro não apontam grandes vantagens. A maior média de finalização é de Uribe (1,6 por partida). Em cinco duelos, tentou o gol oito vezes, metade delas num jogo só, contra o Sport, quando marcou seu único gol. Dourado tem três gols no Brasileiro, em 12 tentativas em 13 jogos. Média de 0,9 tentativas por jogo.

O garoto Lincoln, com apenas quatro participações, todas como reserva, tem a média de 0,5 tentativas a gol por jogo – finalizou apenas duas vezes, uma contra o Grêmio e outra diante do Vasco. Mas tem a melhor média de passes certos, com 83%. Uribe tem 77% e Dourado, 75%.

Números no Brasileiro

Uribe Lincoln Henrique Dourado
Média de finalizações 1,6 0,5 0,9
Percentual de passes certos 77% 83% 75%
Média duelos aéreos 0,8 Sem duelos 0,5

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here