Número de mortos no tsunami da Indonésia chega a 429

166

As autoridades da Indonésia elevaram nesta terça-feira (25) para 429 o número de mortos no tsunami que atingiu o litoral do estreito de Sunda após a erupção do vulcão Anak Krakatoa. Equipes de resgate continuam a busca de mais vítimas.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, disse que também há pelo menos 154 pessoas desaparecidas. O número de feridos está em mais de 1.500.

O número de mortos não é definitivo e pode aumentar, segundo as autoridades.

Uma mulher chora em um centro de desabrigados em Labuhan, na Indonésia — Foto: Jorge Silva / Reuters

Uma mulher chora em um centro de desabrigados em Labuhan, na Indonésia — Foto: Jorge Silva / Reuters

Mais de 5.000 pessoas estão desabrigadas

Fortes chuvas dificultam as tarefas das equipes de resgate, que vasculham escombros ao longo de cerca de 100 km de litoral. A falta de água potável e de medicamentos complica a missão e afeta milhares de pessoas refugiadas em centros de emergência.

“Muitas crianças estão doentes, têm febre, dor de cabeça e não há água suficiente”, disse à agência France Presse Rizal Alimin, médico da ONG Aksi Cepat Tanggap, em uma escola transformada em abrigo improvisado.

Abu Salim, voluntário da associação Tagana, explicou que os voluntários conseguem apenas estabilizar a situação. “Hoje, nos concentramos na ajuda aos refugiados que estão nos centros, instalamos cozinhas, distribuímos equipes logísticas e mais barracas nos locais mais adequados”, disse.

As equipes de emergência transportam ajuda principalmente por estrada. Dois barcos do governo abastecem as ilhas próximas das costas de Sumatra, onde os habitantes estão bloqueados.

Socorristas com escavadeiras e outras máquinas tentam retirar os escombros. Algumas pessoas trabalham sem ferramentas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here