É campeão! Brasil vence EUA por dois centésimos e leva o título mundial do revezamento 4x100m

184

O estádio de Yokohama, no Japão, tem uma ligação muito forte com o Brasil. Ali, em 2002, o país conquistou o pentacampeonato de futebol, comandados por Ronaldo e Rivaldo.

Neste domingo, no mesmo local, o revezamento 4x100m do Brasil conquistou o título do Campeonato Mundial de revezamentos, ao terminar a prova com 38s05, apenas dois centésimos na frente do quarteto americano. Os britânicos anotaram 38s15 e ficaram na terceira posição.

Além do título, Rodrigo Nascimento, Derick Silva, Jorge Vides e Paulo André fizeram a melhor marca do ano no mundo na temporada. Importante lembrar que, no revezamento americano estava presente o atual campeão mundial dos 100m rasos, Justin Gatlin.

– A gente conseguiu ser campeão mundial e ninguém tira isso da gente – disse Paulo André, atleta mais rápido do Brasil na atualidade e que fechou o revezamento neste domingo.

– Foi uma prova boa, acertamos os detalhes que faltavam, e agora é focar em correr a prova individual mais baixo, para conseguirmos melhorar ainda mais nos revezamentos – disse Rodrigo.

O resultado é histórico para o quarteto brasileiro, que tem uma ótima tradição. O time foi prata na Olimpíada de Sydney 2000, bronze nos Jogos de Atlanta 1996 e de Pequim 2008. Ainda foi ao pódio em Campeonatos Mundiais em algumas oportunidades, mas, pela primeira vez, conquistou uma competição desta magnitude.

É o terceiro melhor tempo da história do país na prova, pior apenas que o que rendeu a prata em Sydney 2000 (37s90) e que a quarta posição do Mundial de 2007 (37s99).